Recantos ‘peculiares’ do Rio: Rua Viúva Cláudio – Buraco do Lacerda

Hoje estreando a série Recantos do Rio, edição Recantos peculiares, vamos conhecer um pouco da história da Rua Viúva Cláudio, no Jacaré, onde tem uma passagem subterrânea intitulado Buraco do Lacerda.

A passagem subterrânea conhecida por Buraco do Lacerda…

Na década de 1960, o governador Carlos Lacerda promoveu a ida de várias indústrias para o bairro de Jacaré, criando o chamado “Complexo Industrial do Jacaré”, entre o rio Jacaré, as ruas Viúva Cláudio e Bráulio Cordeiro. Também abriu uma passagem por baixo da Linha Auxiliar – atual ramal de Belford Roxo, ligando o bairro a avenida Dom Helder Câmara (antiga Suburbana), ganhando dos moradores o nome de “Buraco do Lacerda”.

Mas a idealização do Buraco não foi pensada em uma questão. Em dias de chuva forte, a passagem fica completamente alagada, impossibilitando a passagem dos veículos. Inclusive, já houve caso em que carro da linha 629 ficasse submerso ali, como podem ver na foto abaixo

Gran Via Midi I B73012 da Rubanil submerso no Buraco do Lacerda. Crédito da foto: Marcos Tristão

Mas como nem tudo são flores, por muitos anos, a região do Buraco do Lacerda era muito – mas muito perigosa, com boca-de-fumo, viciados em crack, fora a insegurança do local. Com a recente pacificação de Jacarezinho, a esperança dos moradores é que a paz volte a reinar por ali. E nesta postagem, confiram algumas fotos registradas no local.
Obs: As fotos foram colocadas em forma de galeria por não ter tido tempo hábil de preparar as legendas, mas conforme for, vou atualizando-as. Crédito das fotos: Gabriel Petersen Gomes

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Consórcio Internorte, Consórcio Intersul, Translitorânea, Viação Rubanil. ligação permanente.

Uma resposta a Recantos ‘peculiares’ do Rio: Rua Viúva Cláudio – Buraco do Lacerda

  1. Rodrigo diz:

    Interessante o texto!
    Confesso que nem sabia de tal zona…
    Alias encontrei o blog ao procurar por VIUVA LACERDA (BOCA DE FUMO): pois ouvi falar que nesta rua haveria (alg)uma. E tenho parentes que neste vivem.
    Morei tempos no RJ _ e há 21 anos no RS/onde a violência aqui impera. Nos noticiários isso até sobra.
    E sobre o aumento da passagem: aqui também aumenta, gerando confusões. Até vi hoje num jornal que ALGUNS NOVOS FORAM LANÇADOS.

    Rodrigo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s