As polêmicas linhas 130 e 131

Boa noite!

Nesta atualização, venha conhecer conosco um pouco mais das linhas 130 (Praça XV x Leblon – via Aterro) e 131 (Praça XV x Gávea – via Botafogo – Humaitá), que foram criadas em Fevereiro deste ano, em meio a tantos turbilhões e polêmicas

Antecedentes

No meio de tantas obras de revitalização no Centro do Rio, que incluíam a demolição do Elevado da Perimetral e o consequente fechamento do Mergulhão da Praça XV, os usuários das linhas que passavam na Praça XV e iam em direção aos bairros da Zona Sul ficaram sem opção, já que teria que ir caminhando até a Avenida Rio Branco para pegar as linhas

A solução encontrada

A Prefeitura, junto ao pacote de redesenhamento dos trajetos no Centro do Rio, lançou, no dia 16/02, a linha 130 e uma semana depois, a linha 131. A 130 surgiu para cobrir as linhas 411, 413, 415, 455, 474 e 484, enquanto que a 131 surgiu para cobrir as linhas 154 e 438. Ao anunciar a 130, a Prefeitura do Rio havia informado que esta circularia unica e exclusivamente com veículos com ar-condicionado. Atualmente, esta “determinação” vem sendo descumprida descaradamente (algumas por não terem ônibus com AR e outras por não porem por pura vontade). Uma semana depois, foi lançado a linha 131, circulando com carros sem ar-condicionado, o que acontece até hoje.

A polêmica sobre a criação destas linhas se deve ao fato de que estas nasceram sobrepostas a todas as outras linhas do eixo Centro x Zona Sul (seja do Intersul, seja do Internorte), já que para a área do Internorte a Prefeitura não dá a devida atenção e cancela linhas sem dó e nem piedade (vide o caso 261). E somado à sobreposição, são raros as viagens em que dá lotação máxima.

 

A linha 130

Com o perfil Expresso, ela sai do terminal da Misericórdia, na Praça XV, pega o Aterro do Flamengo e seu primeiro ponto é somente no Morro da Viúva, daí seguindo pelo Túnel do Pasmado, Rio Sul, Rua Barata Ribeiro, Praça General Osório, até a Rua Rainha Guilhermina, no Leblon. No sentido oposto, ela vem pela orla de Leblon e Ipanema, Av. Nossa Senhora de Copacabana, Rio Sul, Av. das Nações Unidas, Aterro do Flamengo e Av. Presidente Antônio Carlos, acessando a Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro.


Mapa do trajeto da linha 130

Na 130, as empresas que circulam são: Braso Lisboa, Real, Auto Viação Tijuca, São Silvestre, Vila Isabel e Alpha, e abaixo, segue algumas fotos de alguns dos carros que circulam na linha

Linha 130 005 Linha 130 001 Linha 130 002 Linha 130 003 Linha 130 004
A linha 131

Com perfil paradora, a 131 segue pela Glória, Praia do Flamengo, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua Humaitá, Rua Jardim Botânico, Planetário da Gávea e chegando ao Terminal da PUC. No sentido inverso, a mesma segue pela Av. Bartolomeu Mitre, Jóquei Clube, Rua Jardim Botânico, Rua Voluntários da Pátria, Botafogo, Flamengo, Glória, até chegar a Praça XV


Mapa do trajeto da linha 131

Na 131 circulam as empresas Alpha, Braso Lisboa, Real, Nossa Senhora das Graças, Estrela Azul, São Silvestre, Auto Viação Tijuca e Vila Isabel. Nesta, o número de carros se mostra bem maior do que na 130, e mesmo com esse número grande de carros, a maioria vive vazio, e passando um atrás do outro. E abaixo tem alguns dos carros que circulam na linha

Opinião do editor:

Esta política da Prefeitura de priorizar linhas na Zona Sul do Rio e desfavorecer as outras regiões, só mostra a segregação social que o Prefeito, juntamente (à época da criação das linhas) com o Carlos Osório (substituído – novamente – pelo Alexandre Sansão), faz com seus moradores. Todos os privilégios do mundo para os filhinhos de papai e mamãe que só andam de carro e para o trabalhador das áreas do Internorte e Santa Cruz, se faz poucas e boas, inclusive com retirada das linhas.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Consórcio Intersul. ligação permanente.

2 respostas a As polêmicas linhas 130 e 131

  1. Adriana diz:

    Nossa não sabia que eram várias as empresas que faziam a 130. Eu já tentei usar a linha 130 algumas vezes saindo do Santos Dumont. Mas os motoristas não cumprem os horários de 21:00, 21:15 e 21:30. Já parei uma 131 por engano até!

  2. Carlos diz:

    dizer que estas linhas só andam vazias é pura falta de conhecimento. as filas são enormes nos horários de rush

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s