No primeiro dia de Operação Verão, velhos problemas na hora de voltar

Mesmo com reforço no policiamento, as linhas do eixo Zona Norte x Zona Sul sofreram com vandalismo e assaltos.

P1080207

Velha conhecida dos banhistas, a linha 474 (Jacaré/Jardim de Alah), da empresa Braso Lisboa é uma das linhas onde menores dão calote para descer até a Zona Sul e praticar delitos. Foto: Gabriel Petersen Gomes

A Polícia Militar do RJ iniciou hoje a operação Verão, antecipada em 3 meses, que consiste no reforço, com 650 homens, no patrulhamento na orla do Leme até o Recreio. Porém, o reforço não foi suficiente para conter os ânimos na volta da Praia, antecipando o que será um pouco do Verão Carioca. O Portal Flumibuss esteve em Ipanema hoje e traz algumas situações presenciadas na hora de voltar pra casa:

Ainda em Ipanema, um ônibus da linha 485 (Penha/Praça General Osório), da City Rio (Consórcio Internorte), estava parado no ponto final, com um PM cercando o ônibus. Isso porque um homem entrou no ônibus pela janela, e o motorista, ao perceber a cena, desembarcou, fechou as duas portas e solicitou ao policial para intermediar a saída.

Após embarcarmos na linha 457 (Abolição/General Osório), no caminho, contamos ao menos 10 ônibus cheio de moleques pra fora do ônibus – seja com a cabeça, seja com o corpo inteiro pra fora, um perigo que eles não se medem. A cena se repetiu nas linhas: 413, 433, 457, 474, 484 e 485

P1080210

Ônibus da linha 484 em que jovens desceram do ônibus para assaltar no meio do trânsito da Avenida Venceslau Brás, em Botafogo. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Ainda no caminho, após passar do shopping Rio Sul, três jovens que estavam no ônibus (foto ao lado) da linha 484 (Olaria/Copacabana), da City Rio, que estavam pendurados na porta, aproveitaram o trânsito lento da Av. Venceslau Brás, desceram do ônibus e começaram a procurar alguma “janela fácil”. Depois de uma procura rápida, eles roubaram um celular de um passageiro da linha 126 (Rodoviária/Copacabana), da Real e voltaram para o ônibus em que estavam, como se nada tivesse acontecido. Na hora, não havia nenhuma viatura passando para contê-los.

E, como se não bastasse, dentro do 457 em que viajávamos, havia um sujeito viajando antes da roleta desde Copacabana, sem chinelo, com um celular na mão e tudo mais. Chegou na 24 de Maio, na altura do Centro Universitário Celso Lisboa, este sujeito pediu pra rodar a roleta e, nisso que o motorista abriu a porta, puxou o cordão de um rapaz que tava sentado ao lado do motorista, mesmo de olho no celular de um outro e na bolsa do rapaz que perdeu o cordão.

A Braso Lisboa já admitiu, em outras ocasiões, que não consegue conter o excesso de caronas indevidas. Motoristas e cobradores das linhas do eixo Zona Norte x Zona Sul reclamam do vandalismo praticado pelos caroneiros. O prejuízo com vidros estilhaçados, portas estragadas, vai além do financeiro para as empresas. Faz com que o passageiro comum tenha menos ônibus à disposição, porque o mesmo está na garagem.

Os especialistas na área de segurança dão algumas dicas para aproveitar o dia na praia com toda segurança. Como:

  • Não levar celulares e objetos que chamem a atenção (ex: iPhone)
  • Cuidado com vendedores ambulantes. Alguns deles vão à praia somente para praticar pequenos furtos
  • Nunca deixar seus pertences sozinhos. Peça a alguém de confiança para olhar enquanto você vai tomar banho de mar.
  • Não aceitar bebida de estranhos. Pode estar adulterada com algum tipo de narcótico (o famoso “Boa Noite, Cinderela”)
  • Evitar tomar banho de mar em locais que você não conhece

Leia mais em: http://bit.ly/1tTbwdG

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s