No primeiro dia de Operação Verão, velhos problemas na hora de voltar

Mesmo com reforço no policiamento, as linhas do eixo Zona Norte x Zona Sul sofreram com vandalismo e assaltos.

P1080207

Velha conhecida dos banhistas, a linha 474 (Jacaré/Jardim de Alah), da empresa Braso Lisboa é uma das linhas onde menores dão calote para descer até a Zona Sul e praticar delitos. Foto: Gabriel Petersen Gomes

A Polícia Militar do RJ iniciou hoje a operação Verão, antecipada em 3 meses, que consiste no reforço, com 650 homens, no patrulhamento na orla do Leme até o Recreio. Porém, o reforço não foi suficiente para conter os ânimos na volta da Praia, antecipando o que será um pouco do Verão Carioca. O Portal Flumibuss esteve em Ipanema hoje e traz algumas situações presenciadas na hora de voltar pra casa:

Ainda em Ipanema, um ônibus da linha 485 (Penha/Praça General Osório), da City Rio (Consórcio Internorte), estava parado no ponto final, com um PM cercando o ônibus. Isso porque um homem entrou no ônibus pela janela, e o motorista, ao perceber a cena, desembarcou, fechou as duas portas e solicitou ao policial para intermediar a saída.

Após embarcarmos na linha 457 (Abolição/General Osório), no caminho, contamos ao menos 10 ônibus cheio de moleques pra fora do ônibus – seja com a cabeça, seja com o corpo inteiro pra fora, um perigo que eles não se medem. A cena se repetiu nas linhas: 413, 433, 457, 474, 484 e 485

P1080210

Ônibus da linha 484 em que jovens desceram do ônibus para assaltar no meio do trânsito da Avenida Venceslau Brás, em Botafogo. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Ainda no caminho, após passar do shopping Rio Sul, três jovens que estavam no ônibus (foto ao lado) da linha 484 (Olaria/Copacabana), da City Rio, que estavam pendurados na porta, aproveitaram o trânsito lento da Av. Venceslau Brás, desceram do ônibus e começaram a procurar alguma “janela fácil”. Depois de uma procura rápida, eles roubaram um celular de um passageiro da linha 126 (Rodoviária/Copacabana), da Real e voltaram para o ônibus em que estavam, como se nada tivesse acontecido. Na hora, não havia nenhuma viatura passando para contê-los.

E, como se não bastasse, dentro do 457 em que viajávamos, havia um sujeito viajando antes da roleta desde Copacabana, sem chinelo, com um celular na mão e tudo mais. Chegou na 24 de Maio, na altura do Centro Universitário Celso Lisboa, este sujeito pediu pra rodar a roleta e, nisso que o motorista abriu a porta, puxou o cordão de um rapaz que tava sentado ao lado do motorista, mesmo de olho no celular de um outro e na bolsa do rapaz que perdeu o cordão.

A Braso Lisboa já admitiu, em outras ocasiões, que não consegue conter o excesso de caronas indevidas. Motoristas e cobradores das linhas do eixo Zona Norte x Zona Sul reclamam do vandalismo praticado pelos caroneiros. O prejuízo com vidros estilhaçados, portas estragadas, vai além do financeiro para as empresas. Faz com que o passageiro comum tenha menos ônibus à disposição, porque o mesmo está na garagem.

Os especialistas na área de segurança dão algumas dicas para aproveitar o dia na praia com toda segurança. Como:

  • Não levar celulares e objetos que chamem a atenção (ex: iPhone)
  • Cuidado com vendedores ambulantes. Alguns deles vão à praia somente para praticar pequenos furtos
  • Nunca deixar seus pertences sozinhos. Peça a alguém de confiança para olhar enquanto você vai tomar banho de mar.
  • Não aceitar bebida de estranhos. Pode estar adulterada com algum tipo de narcótico (o famoso “Boa Noite, Cinderela”)
  • Evitar tomar banho de mar em locais que você não conhece

Leia mais em: http://bit.ly/1tTbwdG

Anúncios
Esta entrada foi publicada em City Rio Rotas Turísticas, Consórcio Internorte, Consórcio Intersul, Notícias, Real Auto Ônibus, Viação Acari. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s