Corte de linhas da Zona Sul começa em Julho, com polêmicas

Das 123 linhas que rodam na região, 78 serão extintas. Destas 78, a grande maioria será das linhas radiais Norte x Sul.

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Linhas como 119, 121, 132 serão incorporados às linhas Troncais (T) que serão baseados nas linhas convencionais atualmente.

Foi anunciado hoje, a relação dos itinerários das 16 linhas que os passageiros que utilizam as atuais linhas que trafegam na Zona Sul terão que começar a se acostumar. Os itinerários enxutos fazem parte do plano de racionalização da Zona Sul que a Prefeitura do Rio porá em prática a partir de Julho, em etapas graduais. O plano ainda está em fase de elaboração, que será concluído até Junho, um mês antes do início do plano. Serão 8 linhas troncais (do T1 ao T8), 7 linhas integradoras (do I1 ao I7) e mais uma grande circular turística, pegando a orla de Leblon, Ipanema e Copacabana. A Prefeitura pretende tirar 700 ônibus – de forma definitiva (por estarem com a idade vencida, que é de 8 anos) – de circulação da região, diminuindo assim de 2000 para 1300 ônibus.

Diagrama mostrando como serão as linhas T, I e a circular turística para atender a Zona Sul.

Das 52 linhas Radiais Norte x Sul (as da centena 4), somente 4 deverão sobreviver:

– 432 (Vila Isabel x Gávea-PUC via Túnel Santa Bárbara), da Vila Isabel
– 435 (Grajaú x Gávea-PUC via Túnel Santa Bárbara e Real Grandeza), da Estrela Azul
– 460 (Maracanã x Leblon via Túnel Rebouças), da Real
– 461 (Maracanã x Ipanema via Túnel Rebouças), da Braso Lisboa

As linhas da centena 3 via Zona Sul serão cortadas do Centro e passarão a integrar a centena 5 (Barra e Jacarepaguá x Zona Sul), enquanto que as circulares da São Silvestre deverão se resumir a tão somente a 511/2 (Urca x Leblon) e 583/4 (Cosme Velho x Leblon). Confira abaixo, a relação completa dos itinerários das 16 linhas que passarão a ser comuns na Zona Sul, junto com as linhas atuais que as correspondem

A linha 125 deverá ser uma das linhas que sobreviverão ao corte proposto para a Zona Sul, incorporando a 121 ao trajeto.

A linha 125 deverá ser uma das linhas que sobreviverão ao corte proposto para a Zona Sul, incorporando a 121 ao trajeto.

T1:  Praça General Osório (Ipanema), Copacabana, Botafogo e Central, via Aterro do Flamengo – com extensão para a Rodoviária, pela Avenida Rodrigues Alves e pela Avenida Presidente Vargas;
Atualmente, corresponde à 125 (General Osório x Central), da Nossa Senhora das Graças – que deverá incorporar as linhas 120 (Central x Prado Junior), 121 (Central x Copacabana) e 190 (Rodoviária x Leme), ambos da Real.

Linha 154 deverá incorporar as irmãs 119 e 136 no novo plano

Linha 154 deverá incorporar as irmãs 119 e 136 no novo plano

T2: Praça General Osório, Copacabana, Praia de Botafogo, Praia do Flamengo e Central;
Atualmente, a corresponde à 154 (Jardim de Alah x Central), da São Silvestre – que deverá incorporar as linhas 119 (Copacabana x Candelária) e 136 (Copacabana x Rodoviária), também da São Silvestre

A 132 deverá se fundir à sua maior rival, a 177. Com um poder maior, será que o comando da linha passa a ser dela?

A 132 deverá se fundir à sua maior rival, a 177. Com um poder maior, será que o comando da linha passa a ser dela?

T3: Gávea, Avenida Visconde de Albuquerque, Leblon, Ipanema, Cantagalo, Copacabana, Botafogo e Central – pode ser estendida pela Autoestrada Lagoa-Barra até São Conrado;
Atualmente, corresponde à 177 (São Conrado x Central), da Gire, que deverá incorporar as linhas 132 (Leblon x Central), da Real e 539 (Rocinha x Leme), do pool com a Gire, Alpha e Nossa Senhora das Graças

T4: Gávea, Avenida Visconde de Albuquerque, Leblon, Ipanema, Cantagalo, Copacabana, Botafogo, Aterro do Flamengo, Praça XV – pode ser estendida pela Autoestrada Lagoa-Barra até São Conrado;
Atualmente, corresponde à 130 (Leblon x Praça XV), do pool com a Alpha, Braso Lisboa, Nossa Senhora das Graças, Real, São Silvestre, Auto Viação Tijuca e Vila Isabel

T5: Gávea, Jardim Botânico, Botafogo, Praia de Botafogo, Praia do Flamengo, Avenida Presidente Vargas, Central – XV – pode ser estendida pela Autoestrada Lagoa-Barra até São Conrado;
Atualmente, corresponde à 170 (Gávea x Rodoviária) e à 172 (São Conrado x Central), ambos da Real (172 com Estrela Azul no pool)

T6: Gávea, Jardim Botânico, Botafogo, Praia de Botafogo, Praia do Flamengo e Praça XV – pode ser estendida pela Autoestrada Lagoa-Barra até São Conrado;
Atualmente, corresponde à 131 (São Conrado x Praça XV)do pool com a Alpha, Braso Lisboa, Estrela Azul, Nossa Senhora das Graças, Real, São Silvestre, Auto Viação Tijuca e Vila Isabel

T7: São Conrado, Avenida Niemeyer, Avenida Visconde de Albuquerque, Jardim Botânico, Botafogo;
Atualmente, corresponde à 548 (Alvorada x Metrô Botafogo), da Vila Isabel

T8: São Conrado, Gávea, Jardim Botânico e Botafogo;
Das 8, somente esta não há uma linha que corresponda com o itinerário proposto.

Linhas Integradoras (I)

I1: Terminal Alvorada, São Conrado, Gávea, Avenida Visconde de Albuquerque, orla do Leblon, orla de Ipanema, orla de Copacabana e Botafogo;
Será a atual 332 (Alvorada x Castelo), da Redentor, que deverá ser convertida na atual LECD10 (Projac x Rio Sul, com retorno em Botafogo), também da Redentor

I2: Terminal Alvorada, orla da Barra, orla do Leblon, orla de Ipanema e Copacabana;

I3: Jardim de Alah, Ipanema, Lagoa (Avenida Borges de Medeiros), Túnel Rebouças, Rodoviária e Terminal Maracanã;
Atualmente, corresponde à 460 estendida (Maracanã x Leblon), da Real

I4: Jardim de Alah, Lagoa (Avenida Epitácio Pessoa); Túnel Rebouças, Rodoviária e Terminal Maracanã;
Atualmente, corresponde à 461 estendida (Maracanã x Ipanema), da Braso Lisboa

I5: Copacabana, Cantagalo, Lagoa, Túnel Rebouças, Rodoviária e Terminal Maracanã;
Atualmente, corresponde à 462 (São Cristóvão x Copacabana / Corte do Cantagalo – via Maracanã), que passará a terminar a viagem no Maracanã.

I6: Botafogo, Praia de Botafogo, Túnel Santa Bárbara, Rodoviária e Terminal Maracanã – pode ir também por Laranjeiras para pegar o Túnel Rebouças;
Atualmente, corresponde às linhas 126 (Copacabana x Rodoviária), da Real; 432 (Vila Isabel x Gávea), da Vila Isabel e a 435 (Grajaú x Gávea), da Estrela Azul.

I7: Jardim de Alah; Praça General Osório, Copacabana, Túnel Velho e Botafogo;
Se confirmado, será uma remodelação da linha 503 (Ipanema x Alto Leblon), operado pela Estrela Azul e Braso Lisboa.

C: Urca, Botafogo, Jardim Botânico, Avenida Visconde de Albuquerque, orla do Leblon, orla de Ipanema, orla de Copacabana, Urca – pode seguir ainda por Laranjeiras e Cosme Velho em vez de seguir por Botafogo.
As linhas 511/2 (Urca x Leblon) terá incorporamento das linhas 569/70 (Cosme Velho x Leblon via Largo do Machado), todas da São Silvestre.


Opinião da Redação:
A polêmica se cerca diante da extinção das linhas da centena 4, pois grande parte das empresas que tem linhas nesta centena tira o caixa a partir destas linhas, citando como exemplo a Acari, que tira o caixa da empresa a partir das linhas 456 (Norte Shopping x General Osório) e 457 (Abolição x General Osório); a Braso Lisboa, que tira o caixa da empresa apartir da linha 474 (Jacaré x Jardim de Alah) e a City Rio, que tira o caixa a partir das linhas 483 (Penha x General Osório) e 484 (Olaria x Copacabana). Qual será a compensação que a Prefeitura dará para as empresas que serão diretamente afetadas? A Prefeitura irá mandar as empresas adquirirem ônibus articulados para as linhas troncais? Pois se houver a racionalização, mas não houver a mudança do tipo de ônibus escalados, qual a diferença que irá ter? Pois o aperto será cinco vezes pior, os passageiros das linhas 460, 461, 462 e 463 no horário de rush que o digam.

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2 respostas a Corte de linhas da Zona Sul começa em Julho, com polêmicas

  1. Pelo que eu entendi, todas as linhas 4XX acabarão, só restando a 432/5 e 460/1. Então empresas como a Vila Isabel e Estrela Azul irão ruir, já que tem boa parte de suas linhas com essa numeração (402, 420, 421, 423, 425, 433, 434, 436, 438 e 439). Além de outras linhas como 157, 455 e etc….

  2. Carlos Henrique diz:

    prefeitura defecando mais uma vez na hora de tomar decisões, cortar linhas como 455,456,457,483,484, que praticamente são as que mais transportam a população da zona norte pra zona sul e vice-versa é dar um tiro no pé, fora o número de empresas que irão reduzir o seu quadro de funcionários por causa desse corte.

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