Dezessete linhas serão alteradas a partir de sábado, 24/10

Ônibus da Nossa Senhora das Graças na 132, que será transformada na Troncal 3.

Ônibus da Nossa Senhora das Graças na 132, que será transformada na Troncal 3. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo Portal Flumibuss RJ

Dando prosseguimento ao processo de racionalização da frota da Zona Sul, a Prefeitura inicia neste sábado, dia 24, a segunda etapa da primeira fase – que envolve as linhas do eixo Copacabana x Leblon. Desta vez, serão 17 alteradas das seguintes formas: 7 serão extintas, 8 serão terão redução no itinerário, 1 será mantida e outra será criada a partir da extinção de 3 linhas. Pela primeira vez, os cortes afetarão quem depende das linhas diametrais norte x sul, pois as linhas 456, 457, 483, 485 e 486 passarão a fazer ponto final no Metrô da Siqueira Campos, tendo que fazer baldeação obrigatória – para um trecho de 3 km entre Siqueira Campos de General Osório, no início da Rua Barata Ribeiro.

Relação de linhas extintas, modificadas e criadas

Relação de linhas extintas, modificadas e criadas

Para os passageiros das linhas 456, 457, 483 e 485, o sentimento é de indignação, pois as linhas 455, 474 (concorrentes da dupla 456 e 457) e 484 (irmã da 483 e 485) continuarão indo até o final de Copacabana, enquanto que as outras só irão até a metade do bairro. O motivo para a retirada das linhas da Praça General Osório, segundo a Prefeitura do Rio, é para acomodar mais 3 ônibus da Troncal 1 (Central x General Osório), no lugar da 456 e 457 (deixando a T1 com 6 carros na placa, o que muitos consideram um absurdo) e, no caso das linhas da VG, a alocação da linha 525 (General Osório x Alvorada), que terá seu ponto final transferido da praça para a Rua Apolo XI.

Outro sentimento dos passageiros é o medo de perder a segunda passagem do bilhete único, já que se você quer seguir todo o itinerário original, terá que fazer obrigatoriamente uma baldeação em um ponto por sentido, conforme mostra a tabela abaixo:

tabela 001

A primeira fase do processo de racionalização, o que muitos julgam ser um processo separatista da elite da Zona Sul da classe trabalhadora da Zona Sul, será concluída no dia 07 de Dezembro, onde, segundo fontes ouvidas da Secretaria Municipal de Transportes, será o maior de todos os cortes, pois poderá envolver mais de 20 linhas extintas e/ou encurtadas de una vez só. O que nos resta é esperar para ver se vai dar certo.

Ônibus da linha 485, que será reduzida para a Siqueira Campos. No lugar do ponto atual, ficará a linha 525

Ônibus da linha 485, que será reduzida para a Siqueira Campos. No lugar do ponto atual, ficará a linha 525. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

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