Começam a operar as novas Troncais 3 e 4, com falta de informações e passageiros perdidos

Criadas a partir das linhas 123, 127, 132 e 177, o primeiro dia de operação foi marcado pela falta de pessoal para fazer a divulgação e muitos passageiros perdidos.

P1210010

Primeiro dia das novas linhas T3 e T4, mas ainda havia ônibus circulando com a antiga numeração. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo Portal Flumibuss RJ

Como parte da segunda etapa da primeira fase da racionalização, começou a operar neste sábado as novas linhas que substituem 4 antigas. A Troncal 3 (Central x Leblon via Ipanema e Aterro) e a Troncal 4 (Rodoviária x São Conrado via Presidente Vargas, Aterro e Av. Niemeyer), que vêm substituindo as linhas 123 (Jardim de Alah x Rodoviária), 127 (Copacabana x Rodoviária), 132 (Leblon x Rodoviária) e 177 (São Conrado x Central). Só que ao chegar na Central, o cenário encontrado pelo site é de falta de informação e passageiros completamente perdidos. Como teste, fomos procurar por onde a T4 está parando. Ao chegar no ponto da antiga 177, o cenário encontrado foi esse:

Ponto da antiga 177 na Rua Bento Ribeiro. Não há nenhuma sinalização e agentes da Rio Ônibus divulgando sobre as mudanças. Foto: Gabriel P. Gomes

Ponto da antiga 177 na Rua Bento Ribeiro. Não há nenhuma sinalização e agentes da Rio Ônibus divulgando sobre as mudanças. Foto: Gabriel P. Gomes

Seguindo a busca pela informação que levasse ao ponto de ônibus que a T4 parava, o site foi ao ponto da (agora) Troncal 3 (Central x Leblon). Além da falta de agentes da Rio Ônibus, nem mesmo o despachante da linha sabe onde está parando. Fomos atrás do despachante da linha 107 (que é da mesma empresa da Troncal 4, a Gire Transportes), que finalmente pôde sanar a dúvida, mas ao chegar na Avenida Presidente Vargas, não havia uma sinalização sequer indicando onde que a linha passava. Os passageiros simplesmente estavam perdidos, pois além de não saber onde exatamente o mesmo para, ainda tem que prestar atenção em qual pista que ele vinha.

Os carros operantes na T3 e T4 já estão com adesivos indicando as linhas substituídas. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

Os carros operantes na T3 e T4 já estão com adesivos indicando as linhas substituídas. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

Chegando em São Conrado, o site observou que, no ponto final da linha, havia cartazes informando sobre as mudanças – não somente das extinções, mas também dos encurtamentos que serão feitos a partir de amanhã, às 14h (em virtude das provas do ENEM). Mas não havia agentes da Rio Ônibus novamente, repetindo o mesmo problema constatado na primeira etapa, que começou no início de Outubro, onde 11 linhas foram extintas e 5 novas (100, 551, 552, 553 e 554) foram criadas. Ao retornamos para o ponto de origem, embarcamos num coletivo da Real Auto Ônibus, onde o motorista teve que pedir ajuda a um passageiro para guiar durante todo o itinerário, pois puxaram o mesmo da linha onde ele é efetivo (110/111 – Rodoviária x Leblon) e escalaram na nova linha, sem ao menos ter o devido treinamento.

Um dos ônibus que estão operando na T4. São 18 da Real Auto Ônibus e 18 da Gire Transportes. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

Um dos ônibus que estão operando na T4. São 18 da Real Auto Ônibus e 18 da Gire Transportes. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

Tanto a T3, quanto a T4 estarão operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, seguindo o proposto pelo plano. A linha T3 roda com 30 ônibus, sendo 15 da Nossa Senhora das Graças e 15 da Real, enquanto que a T4 roda com 36 ônibus, sendo 18 da Gire Transportes

Neste domingo, a partir das 14h, serão encurtados da Praça General Osório para o Metrô da Siqueira Campos as linhas 456 (Norte Shopping), 457 (Abolição), 483 (Penha) e 485 (Penha via Fundão) e na segunda-feira, param de circular as linhas 420 (Vila Isabel x Prado Junior via Túnel Santa Bárbara), 421 (Vila Isabel x Prado Junior via Lapa), 423 (Grajaú x Real Grandeza via Largo do Machado) e 425 (Grajaú x Real Grandeza via Túnel Santa Bárbara). A última etapa da primeira fase está marcada para o dia 05 de Dezembro, e será o maior de todos para o eixo Copacabana x Leblon.

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Transportes não enviou nota respondendo aos questionamentos feitos pelo Portal Flumibuss

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s