Começam a operar as novas Troncais 3 e 4, com falta de informações e passageiros perdidos

Criadas a partir das linhas 123, 127, 132 e 177, o primeiro dia de operação foi marcado pela falta de pessoal para fazer a divulgação e muitos passageiros perdidos.

P1210010

Primeiro dia das novas linhas T3 e T4, mas ainda havia ônibus circulando com a antiga numeração. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo Portal Flumibuss RJ

Como parte da segunda etapa da primeira fase da racionalização, começou a operar neste sábado as novas linhas que substituem 4 antigas. A Troncal 3 (Central x Leblon via Ipanema e Aterro) e a Troncal 4 (Rodoviária x São Conrado via Presidente Vargas, Aterro e Av. Niemeyer), que vêm substituindo as linhas 123 (Jardim de Alah x Rodoviária), 127 (Copacabana x Rodoviária), 132 (Leblon x Rodoviária) e 177 (São Conrado x Central). Só que ao chegar na Central, o cenário encontrado pelo site é de falta de informação e passageiros completamente perdidos. Como teste, fomos procurar por onde a T4 está parando. Ao chegar no ponto da antiga 177, o cenário encontrado foi esse:

Ponto da antiga 177 na Rua Bento Ribeiro. Não há nenhuma sinalização e agentes da Rio Ônibus divulgando sobre as mudanças. Foto: Gabriel P. Gomes

Ponto da antiga 177 na Rua Bento Ribeiro. Não há nenhuma sinalização e agentes da Rio Ônibus divulgando sobre as mudanças. Foto: Gabriel P. Gomes

Seguindo a busca pela informação que levasse ao ponto de ônibus que a T4 parava, o site foi ao ponto da (agora) Troncal 3 (Central x Leblon). Além da falta de agentes da Rio Ônibus, nem mesmo o despachante da linha sabe onde está parando. Fomos atrás do despachante da linha 107 (que é da mesma empresa da Troncal 4, a Gire Transportes), que finalmente pôde sanar a dúvida, mas ao chegar na Avenida Presidente Vargas, não havia uma sinalização sequer indicando onde que a linha passava. Os passageiros simplesmente estavam perdidos, pois além de não saber onde exatamente o mesmo para, ainda tem que prestar atenção em qual pista que ele vinha.

Os carros operantes na T3 e T4 já estão com adesivos indicando as linhas substituídas. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

Os carros operantes na T3 e T4 já estão com adesivos indicando as linhas substituídas. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

Chegando em São Conrado, o site observou que, no ponto final da linha, havia cartazes informando sobre as mudanças – não somente das extinções, mas também dos encurtamentos que serão feitos a partir de amanhã, às 14h (em virtude das provas do ENEM). Mas não havia agentes da Rio Ônibus novamente, repetindo o mesmo problema constatado na primeira etapa, que começou no início de Outubro, onde 11 linhas foram extintas e 5 novas (100, 551, 552, 553 e 554) foram criadas. Ao retornamos para o ponto de origem, embarcamos num coletivo da Real Auto Ônibus, onde o motorista teve que pedir ajuda a um passageiro para guiar durante todo o itinerário, pois puxaram o mesmo da linha onde ele é efetivo (110/111 – Rodoviária x Leblon) e escalaram na nova linha, sem ao menos ter o devido treinamento.

Um dos ônibus que estão operando na T4. São 18 da Real Auto Ônibus e 18 da Gire Transportes. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

Um dos ônibus que estão operando na T4. São 18 da Real Auto Ônibus e 18 da Gire Transportes. Foto: Gabriel P. Gomes | Acervo: Portal Flumibuss RJ

Tanto a T3, quanto a T4 estarão operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, seguindo o proposto pelo plano. A linha T3 roda com 30 ônibus, sendo 15 da Nossa Senhora das Graças e 15 da Real, enquanto que a T4 roda com 36 ônibus, sendo 18 da Gire Transportes

Neste domingo, a partir das 14h, serão encurtados da Praça General Osório para o Metrô da Siqueira Campos as linhas 456 (Norte Shopping), 457 (Abolição), 483 (Penha) e 485 (Penha via Fundão) e na segunda-feira, param de circular as linhas 420 (Vila Isabel x Prado Junior via Túnel Santa Bárbara), 421 (Vila Isabel x Prado Junior via Lapa), 423 (Grajaú x Real Grandeza via Largo do Machado) e 425 (Grajaú x Real Grandeza via Túnel Santa Bárbara). A última etapa da primeira fase está marcada para o dia 05 de Dezembro, e será o maior de todos para o eixo Copacabana x Leblon.

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Transportes não enviou nota respondendo aos questionamentos feitos pelo Portal Flumibuss

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Consórcio Intersul, Gire Transportes, Notícias, Real Auto Ônibus. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s