Prefeitura do Rio determina a redução da linha 740D para o Leme

Dizem que alegria de pobre dura pouco… Mesmo a Prefeitura tendo afirmado desde o começo do plano de racionalização da Zona Sul que não mexeria nas linhas intermunicipais, hoje saiu no Diário Oficial do Município uma resolução determinando que as empresas 1001 e Braso Lisboa reduzam as linhas 740D/2740D, que saem de Charitas e iam até Copacabana (onde estavam fazendo ponto final próximo ao Posto 6) para o Leme, de onde saíram há 4 anos por conta da implantação do corredor BRS na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

P1210655

Um dos novos ônibus que foram adquiridos pela 1001 em 2015 na 740D. A redução do itinerário já vale a partir de hoje. Foto: Gabriel Petersen Gomes

De acordo com a resolução, a medida, que vale a partir de hoje, visa reduzir os engarrafamentos na duas principais vias de Copacabana (corredor Rua Barata Ribeiro-Rua Raul Pompeia e Avenida Nossa Senhora de Copacabana), preservando o meio ambiente, e amparado pela Lei Orgânica do Município, que autoriza o poder público municipal à fazer quaisquer alterações sobre as linhas de ônibus – municipais e intermunicipais – que circulem dentro do território da cidade do Rio de Janeiro. Ainda segundo a resolução, esse será o itinerário praticado pelas linhas dentro do Rio:

Sentido Leme >  … Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio-Niterói), Viaduto do Gasômetro, Av. Francisco Bicalho (pista central), Viaduto dos Pracinhas, Av. Presidente Vargas (pista central), agulha de acesso para pista lateral, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Rua Carmo Neto, Rua Benedito Hipólito, Elevado 31 de Março, Túnel Santa Barbara, Viaduto Engenheiro Noronha, Rua das Laranjeiras, Rua Soares Cabral, Rua Almirante Benjamin Sodré, Viaduto Jardel Filho, Rua Conde de Baependi, Praça José de Alencar, Rua Marques de Abrantes, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Rua Clotilde Guimarães, Rua da Passagem, Rua General Góis Monteiro, Av. Lauro Sodré, Túnel do Leme (galeria Engº Marques Porto), Av. Princesa Isabel, Rua Barata Ribeiro, Av. Prado Júnior, Av. Atlântica (pista sentido Leme), Praça Almirante Júlio de Noronha, Rua Gustavo Sampaio (ponto terminal entre a Praça Almirante Júlio de Noronha e a Rua Martim Afonso)

Sentido Charitas > Rua Gustavo Sampaio, Rua Martim Afonso, Av. Atlântica, Av. Princesa Isabel, Túnel do Leme (galeria Engº Coelho Cintra), Av. Lauro Sodré, Av. Venceslau Brás, Av. Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo, Rua Senador Vergueiro, Praça José de Alencar, Rua do Catete, Largo do Machado, Rua das Laranjeiras, Rua Erfurt, Viaduto Engenheiro Noronha, Túnel Santa Barbara, Av. 31 de Março, Praça General Pedra, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Av. Francisco Bicalho (pista lateral), acesso pista central, Av. Francisco Bicalho (pista central), Viaduto do Gasômetro, Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio Niterói), …

Embora o itinerário determinado pela Secretaria de Transportes seja via Largo do Machado, as empresas 1001 e Braso Lisboa praticam o itinerário via Rua Pinheiro Machado, dando uma opção mais rápida à 750D (Charitas x Gávea), que só possui poucos horários via Santa Úrsula.

Em 2 meses, 3 alterações de itinerário e passageiros perdidos.

O estica-e-puxa feito na Charitas x Ipanema já não é de agora. Com o fim dos pontos finais das linhas da Zona Norte na Praça General Osório em Outubro, a 1001 e a Braso Lisboa esticaram a linha até o Shopping Leblon, beneficiando quem precisa ir até o final de Ipanema. Semanas depois, por pressão da Prefeitura, as empresas reduziram do Jardim de Alah para Copacabana – fazendo ponto final na Rua Francisco Otaviano. Agora, a Prefeitura determina a redução, novamente, até o Leme, de onde saiu há 4 anos se beneficiando da implantação do corredor BRS em Copacabana. Até o fechamento desta publicação, não houve nenhuma nota oficial por parte da 1001 e do Detro-RJ.

 

P1210863

Foto: Gabriel Petersen Gomes

Opções para seguir o itinerário original da 740D:

Sentido Ipanema: Desembarcar no ponto BRS 3, I – Visconde de Ouro Preto (Praia de Botafogo), caminhar 200 metros adiante e, no ponto BRS 1, 2 – Botafogo Praia Shopping, embarcar no ônibus da linha Troncal 2 (Rodoviária x General Osório) ou Troncal 6 (Rodoviária x Jardim de Alah)

Sentido Charitas: Embarcar no ponto final da linha Troncal 2 (Lateral Oeste da Praça General Osório) até o ponto BRS 1, 2, 3, I – Visconde de Ouro Preto, e embarcar no ônibus da 740D.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Auto Viação 1001, Detro, Emp. Transp. Braso Lisboa, Notícias. ligação permanente.

9 respostas a Prefeitura do Rio determina a redução da linha 740D para o Leme

  1. Michele diz:

    E assim vai se reduzindo, reduzindo, reduzindo… e vou acabar chegando a pé em niteroi!

  2. veronicasantosalmeida@hotmail.com diz:

    Isso tudo que para gente gastar mais uma passagem, já que o bilhete único só podemos utilizar duas passagens! Eu moro em Niteroi e para pegar o 740 D tenho que pegar um outro ônibus saindo da minha casa . Agora que o 740 D só vai até o Leme , terei que soltar em Botafogo e gastar mais 3,80 para em Copacabana. Ou então pegar um ônibus que sai de Niteroi até o centro do Rio e pegar o metrô ou um ônibus para Copa cabana, assim só gastando duas passagens com o bilhete único , mas chegarei atrasada no trabalho, pois o trânsito no centro está horrível devido às obras que disse que vai melhorar o trânsito . Só quero saber como vou explicar ao meu empregador os meus atrasos de todo dia, isso a Prefeitura do Rio não pensou ! A prefeitura tem pensou na possibilidade do aumento do desemprego,?
    Mas agora eles só pensam nas Olímpiadas!

  3. Mark Hudson diz:

    Rio bom para quem???? Boa parte das pessoas que pegam esse ônibus em Copacabana pegam além dele outros em seu município e como o Bilhete único só contempla duas passgens, os mesmos terão que pagar mais uma passagem, aumentando seus custos mensais e o tempo de chegada em seu local de trabalho.
    É tanta falta de respeito e em especial, de planejamento, que eles decidem essas mudanças depois de anunciar que não mexeriam nos intermunicipais.
    Mais uma vez o governo do “evitem” (termo muito citado por eles para o cidadão se virar em relação as obras) realiza uma mudança que não beneficia o usuário e ainda tem a cara de pau de dizer: priorizem o transporte público. Rio bom para quem????

  4. Ronaldo diz:

    Que pena! Eu gostava tanto de ir à Feira de Ipanema. Era muito fácil. Agora ficou mais difícil. Antes era direto Icaraí-Ipanema.

  5. perdi meu óculos de grau dentro da caixa no onibus 740D indo para Niteroi. Se encontraram e entregaram na empresa, meu telefone é 2507-0866 (RJ) e irei buscá-lo. Obrigada, Vera.

  6. Fernanda diz:

    Dia de domingo qual e os horários que sai ônibus para Niterói?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s