Segunda parte da racionalização da Zona Sul começa em Janeiro

P1220426

Linha 170, uma das que serão extintas já no dia 09 de Janeiro. Será substituída pela Troncal 5 – Alto Gávea x Central. Foto: Gabriel P. Gomes

O ano de 2016 começa com novidades que mais uma vez vão mexer com a rotina de passageiros de 11 linhas. A Secretaria Municipal de Transportes anunciou nesta semana, os detalhes das duas primeiras fases da segunda parte da racionalização das linhas da Zona Sul, que começará no dia 09 de Janeiro – com a extinção de 7 linhas e a criação de 4 novas. No dia 16, outras 4 linhas terão seus trajetos reduzidos.

Dia 09 de Janeiro: Serão extintas as linhas 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178 e em seus lugares surgirão as novas troncais 5, 9 e 10, além da nova linha 112 – Alto Gávea x Rodoviária – via Túnel Rebouças.

Dia 16 de Janeiro: As linhas 413, 475 e 484 terão seus trajetos encerrando no Centro da cidade e a linha 474 terá seu trajeto, além de encurtado para o Arpoador, desviado para o Túnel Santa Bárbara.

Veja a relação completa abaixo de todas as alterações

Dia 09 de Janeiro:
Tabela 1

Dia 16 de Janeiro:
Tabela 2

Até Março de 2016, a Prefeitura espera ter reduzido 35% da frota que circula pela Zona Sul, acabando assim com a tal sobreposição de linhas, tornando o trânsito mais eficiente. Mas só para os carros, pois os passageiros estarão mais descobertos do que nunca, já que com menos opções de trajeto, os ônibus das novas linhas circularão mais cheios, gerando desconforto e muita reclamação.

P1220342

Alvo de muita polêmica por parte de ONG’s, a linha 474 será reduzida ao Arpoador, deixando de seguir até o Jardim de Alah e de passar pelo Centro do Rio. Foto: Gabriel P. Gomes

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Consórcio Intersul, Notícias. ligação permanente.

3 respostas a Segunda parte da racionalização da Zona Sul começa em Janeiro

  1. Essa racionalização está colocando mais ônibus nas ruas. Um dias desses, um motorista da Acari estava comentando que tinha mais ônibus da T1 que antes, quando era 125 e 121.

    E outra, as linhas 484 não ficaria como 3XX? Pego como exemplo a 312 que sai de Olaria.

  2. Hudson diz:

    Prefeitura e seu trabalho estúpido, só pode fazer isso de sacanagem. vai prejudicar todos os passageiros que pegam Ônibus na central e rodoviária, além dos moradores da Lapa, Glória e Catete.

    Não entendi essa de que a 474 é alvo de Polêmica de ONG’s, como assim ???

    • Hudson, quando anunciaram na primeira vez que iam encurtar o 474, as ONG’s dos “direitos dos manos” fizeram o maior estardalhaço dizendo que estavam encurtando por puro preconceito aos moradores do Jacaré, falando que eles tem direito ao livre acesso às praias da Zona Sul. Só que esses ditos moradores na verdade se referem aos pivetes assaltantes que dão calote na linha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s