Nova etapa da racionalização inicia neste sábado (27)

A mudança mais sentida será a extinção da 438, que circula na cidade há quase 50 anos.

P1220804

Linha 438, que será a extinta da vez, após quase 50 anos de circulação. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Mal houve uma fase e a Secretaria Municipal de Transportes anunciou na tarde desta segunda-feira, a próxima (e provavelmente a última) etapa da racionalização das linhas da Zona Sul. Ao todo será uma linha extinta, 2 criadas e 7 modificadas. A alteração mais radical será na linha 438 (Vila Isabel x Leblon), que tem quase 50 anos de criação, e que será extinta e posteriormente substituída pela linha 218 (Vila Isabel x Candelária), que será quase 100% sobreposta à uma outra linha da própria empresa operadora da 438, a Vila Isabel: a 222 (Vila Isabel x Praça Mauá via Hospital dos Servidores). Dentre as demais mudanças, está o encurtamento da 409 para a Praia de Botafogo e do trio 422, 497 e 498 para o Largo do Machado, além do desvio da 410 para o Túnel Santa Bárbara.Confira na tabela abaixo todos os detalhes:

Tabela 1Itinerário das novas linhas:

  • Linha 218 – Vila Isabel x Candelária (Circular)
    IDA/VOLTA: Praça Barão de Drummond, Rua Visconde de Santa Isabel, Rua Mendes Tavares, Rua Teodoro da Silva, Av. Professor Manuel de Abreu, Rua Dona Zulmira, Rua São Francisco Xavier, Av. Heitor Beltrão (pista direita), Rua Silva Ramos, Rua Gonçalves Crespo, Largo Frei Cassiano Villarosa, Rua Felisberto de Menezes, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Av. Presidente Vargas (pista lateral), agulha acesso pista central após Rua Carmo Neto, Av. Presidente Vargas (pista central), Praça Pio X, Praça da Candelária, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista central), Viaduto dos Marinheiros, Av. Osvaldo Aranha, Rua Pará, Rua Senador Furtado, Rua Mariz e Barros, Rua Ibituruna, Rua General Canabarro, Rua Mata Machado, Av. Maracanã, Praça Vanhagem, Rua Felipe Camarão, Boulevard Vinte e Oito de Setembro, Praça Barão de Drummond (ponto terminal)
  • Linha 508 – Horto x Metrô Botafogo (Circular)
    IDA/VOLTA: Rua Pacheco Leão, Rua Jardim Botânico (sentido Botafogo), Rua Humaitá, Rua Voluntários da Pátria, acesso à Praia de Botafogo (sob o Viaduto Álvares Cabral), Praia de Botafogo (pista lateral), agulha de acesso à pista central, Praia de Botafogo (pista central), retorno altura da Rua Farani, Praia de Botafogo (sentido Copacabana), Rua São Clemente, Rua Humaitá, Largo dos Leões, Rua Humaitá, Rua Jardim Botânico, Rua Lopes Quintas, Rua Corcovado, Rua Van Martius, Rua Pacheco Leão (ponto terminal próximo à Rua Dona Castorina)

Na página da SMTR no Facebook, sobra reclamações após a divulgação desta nova etapa da racionalização. Dentre as principais reclamações, está o fato de tirar a única condução direta da comunidade do Horto, já que a linha 416 (que faz o mesmo trajeto da 409, só que via Túnel Rebouças) circula cheio de irregularidades (dentre os quais: intervalos altos, não operação aos finais de semana e feriados, além de operarem com ônibus de 12 metros sem o posto do cobrador – o que, teoricamente, é proibido pela legislação da cidade). A autarquia municipal ainda não explicou se terá a última fase, prevista para acontecer no dia 05/03.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Consórcio Intersul, Notícias, Racionalização da Zona Sul, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s