União da 217 e 226: um plano que poderia dar certo

Desde a metade do mês de Março, começou uma movimentação entre as empresas Nossa Senhora das Graças e Auto Viação Tijuca. As empresas operam as linhas 217 (Andaraí/Carioca) e 226 (Grajaú/Carioca), respectivamente, passando pela Praça Saens Peña e Rua Conde de Bonfim. Como uma forma de racionalizar e otimizar o trajeto, foram tomadas as seguintes medidas:

  1. Redução da frota da 226 para posterior extinção
  2. Realocamento da frota atual da 226 entre as outras linhas da A. V. Tijuca. A linha 220 (Usina/Candelária) recebeu todos os ônibus com ar que foram adquiridos em 2015 (modelo Marcopolo Torino), em contrapartida, 10 ônibus da frota que faziam parte da frota da 220 foram passados para a 226
  3. Prolongamento da 217 para o Grajaú, passando pelas ruas da parte alta do bairro (como a Rosa e Silva, Praça Nobel e Borda do Mato), conforme mostra o mapa abaixo:
Capturar 2

Itinerário proposto para a nova versão da linha 217, que atenderia a parte alta do bairro do Grajaú e abriria concorrência com a Transurb, única empresa que opera na parte alta do Grajaú, com a linha 422. Arte: Google Maps / Gabriel P. Gomes

Tijuca 001A linha 226 que, anteriormente, circulava com 38 ônibus foi reduzida para 10 ônibus – todos sem ar, porém, os passageiros começaram a reparar a mudança brusca na frota e acionaram o 1746 da Prefeitura. Em vistoria feita na semana do dia 20 de Março, a Secretaria Municipal de Transportes constatou a irregularidade e multou o Consórcio Intersul em R$ 1.500,00, além de determinar o retorno da frota determinada da linha (que é de 16 ônibus). A SMTR nega que a linha vá ser extinta, mas cresce a cada dia mais a expectativa da união da 217 com a 226, já que a demanda da linha já vinha enfraquecendo desde a criação da linha 226A, atual 608 (Grajaú/Praça Saens Peña) e caiu ainda mais por causa das intermináveis obras do Centro do Rio. Se o plano de união das duas derem certo, nunca se sabe, mas visa dar mais uma opção aos moradores da parte do Alto Grajaú, que só conta com a 422 (Grajaú/Largo do Machado) para deslocar-se?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Auto Viação Tijuca, Consórcio Intersul, Notícias, Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a União da 217 e 226: um plano que poderia dar certo

  1. riotvbus diz:

    Sempre fui simpático a ideia da fusão da 217 e da 226. Não faz sentido ter duas linhas com trajetos iguais em 90% do trajeto. Mas por um lado a 422 opera mal no Alto Grajaú, por outro é a única que tem ônibus com ar.

  2. Hudson diz:

    Iria existir uma “Concorrência” com a Transurb sendo que as 3 empresas citadas pertencem ao Barata ???

  3. Miguel da Cunha Rodrigues diz:

    como ficou o plano, vai acontecer ou não?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s