Auto Viação Bangu encerra as atividades, após 54 anos de funcionamento

Com o fechamento da empresa, é a 6ª empresa a encerrar atividades na gestão de Rafael Picciani na SMTR. E pode não parar só nela…

P1250678 (2)

Linha 383, que já está sob operação da Transportes Barra. Até o início do 2º semestre, as demais linhas da Bangu serão assumidas pela Barra.

A Auto Viação Bangu, que estava prestes à completar 55 anos em 2017, encerrou as suas atividades para valer a partir de hoje, após o estopim da greve de funcionários da empresa. Os motoristas da empresa, que denunciavam os salários atrasados e as péssimas condições de trabalho, cruzaram os braços nesta última segunda-feira e ainda prejudicam quase 50.000 passageiros na região de Realengo, Padre Miguel e Bangu. Após uma rodada intensa de negociações, ficou decidido que a Transportes Barra irá assumir todas as linhas da empresa, de maneira gradual. Na última segunda-feira, a empresa de Vila Valqueire assumiu a operação das linhas 383 (Realengo/Praça da República) e 794 (Bangu Shopping/Cascadura via Barata) e ontem assumiu as linhas 777 (Padre Miguel/Madureira Shopping – Direto) e SV777 (Padre Miguel/Madureira Shopping – via Rua do Governo). Nesta quinta-feira, dia 12/05, outras 7 linhas serão reativadas pela Transportes Barra, sendo elas:

  • 394 (Vila Kennedy/Tiradentes) e SP394 (Vila Kennedy/Caju)
  • 739 (Sulacap/Bangu)
  • 741 (Barata/Bangu via Murundu – Circular)
  • 743 (Barata/Bangu via Água Branca – Circular)
  • 744 (Realengo/Cascadura via Jardim Novo – Circular)
  • 755 (Realengo/Coelho Neto)
  • 936 (Campo Grande/Fundão via Estrada da Posse)
P1240524 (2)

A Auto Viação Bangu empregava cerca de 700 funcionários, entre motoristas, operacional e manutenção. Parte destes será contratada pela nova empresa.

A reativação de todas as outras as linhas da Bangu vai depender da chegada de ônibus. Ao final da reunião que culminou com o fechamento da empresa de Magalhães Bastos, ficou decidido os seguintes pontos:

  • A garagem da Auto Viação Bangu também passa a pertencer à Barra e a mesma passará a utilizar assim que for feito a limpeza da mesma.
  • As linhas da Bangu serão todas operadas pela Barra, sendo que a linha 725 (Ricardo de Albuquerque/Cascadura), a única a pertencer ao Consórcio Internorte, poderá ser repassada à Viação Novacap, caso a empresa queira.
  • Nenhum carro da Bangu foi adquirido no pacote
  • Já anteriormente a essa negociação, a Barra já tinha adquirido 40 veículos novos que agora serão distribuídos nas linhas da Bangu;
  • Com a absorção das linhas da Bangu, as linhas do Consórcio Transcarioca, como a 341 (Taquara/Candelária) e a 878 (Tanque/Barra da Tijuca), deverão ser repassadas às outras empresas do grupo (Viação Redentor e Transportes Futuro)
  • Para ajudar na operação, a Viação Redentor e a Transportes Futuro repassarão cerca de 80 carros para a Transportes Barra.
  • O Grupo Redentor, em caráter de urgência, comprará ônibus semi-novos para não ter prejuízo nas operações.
  • Os funcionários da Bangu serão contratados na medida do possível mediante a necessidade atual de pessoal;
  • Com a vinda do BRT TransBrasil, a Barra terá direito à 47 vagas que seriam destinadas à Viação Bangu
  • A Bangu (nome) encerra suas atividades no transporte urbano, mas o CNPJ continuará aberto aberto voltar as atividades entrando em licitações no cenário, municipal e nacional;
  • A Lacosta Turismo não será incorporada ao Grupo Redentor, sendo assim, fica de forma independente.

A Auto Viação Bangu é a 6ª empresa a encerrar suas atividades somente na gestão de Rafael Picciani na Secretaria Municipal de Transportes. Já fecharam: Andorinha, Rio Rotas, Translitorânea, Via Rio e Algarve. Com exceção da Bangu, todas as outras empresas eram controladas pelo Grupo Breda, comandado por Álvaro Lopes. Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Transportes não se pronunciou sobre a greve e o fechamento da Auto Viação Bangu.

(Atualizado em 12/05/2016 Às 09:35)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Auto Viação Bangu, Consórcio Santa Cruz. ligação permanente.

7 respostas a Auto Viação Bangu encerra as atividades, após 54 anos de funcionamento

  1. Rogerio Vidal diz:

    Lamantável que uma empresa tradicional da zona oeste tenha este fim. Infelizmente e apesar de os passageiros pagarem a conta, no que diz respeito à manutenção do sistema, também recai sobre ele os prejuízos do mesmo, pois, na ausência de uma empresa, em especial em uma região já tão castigada pelo descaso do Poder Público, em relação à deficiência do transporte público, por pior que seja o serviço prestado pela mesma, ainda assim, a população local é assistida. Quando ocorre uma fatalidade como esta, o cidadão se vê entregue à própria sorte, pois, levará algum tempo até que o serviço anteriormente prestado pela ‘Bangu’, atinja o mínimo de qualidade desejada. Temos como exemplo, algumas linhas da extinta ‘Algarve’, ( 388, 750 e 754 ), até hoje não reativadas. Fatos como estes, serão corriqueiros, até o momento em que nossos governantes entenderem que transporte de massa circula por trilhos, não pelo asfalto.
    Abraço.

  2. Henrique Magalhães diz:

    Mais uma, Consórcio Santa Cruzes em crise e pode vir mais por aí. Pégaso ta em processo

  3. Robson diz:

    Espero que aqui no jardim Bangu não fique de fora,depois que a transportes campo grande só decidiu operar a linha 819 deixando a 684 e 820 de lado..seria uma puta de uma sacanagem a transportes barra desativar a 379..

    • Rogerio Vidal diz:

      Blz gente? Em relação ao comentário do amigo Robson, não sei o que é feito da linha 684 mas, a 820, mudou de numeração, tornando-se 731, cujo trajeto segue inalterado, sendo operada pela Transportes Barra.

      • Robson diz:

        Bom dia a todos.Rogerio Vidal a linha 820 tinha dois itinerários,a via vila aliança e a via vila Kennedy.O que passava pelo catiri e pelo jardim Bangu era o vila Kennedy que foi desativado,o mesmo destino da 684,a linha 731 é a via vila Kennedy antiga 820.

  4. bruno alves diz:

    gostaria de saber quando a linha 936 voltará a circular, e se ela irá continuar com o ponto final no mesmo lugar, em campo grande?

  5. Laura diz:

    Nossa nao acredito q a bangu fechou as portas meu ex marido era motorista da bangu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s