Legados Olímpicos da Mobilidade: o Sightseeing Rio

Sucesso em outras capitais, como Curitiba, São Paulo, o Rio de Janeiro lançou o serviço municipal de ônibus turísticos.

sightseeing-rio-004No primeiro capítulo da série semanal que vai mostrar os legados Olímpicos na mobilidade urbana, o Portal Flumibuss mostra a primeira linha criada pelo poder público de ônibus de turismo ‘sightseeing’. O “Sightseeing Rio” foi criado em meio ao fervor das Olimpíadas Rio para justamente atrair os turistas para um serviço de ônibus turísticos, semelhantes às outras capitais brasileiras (como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre). Criação da Rio Ônibus com parceria da Riotur, o serviço iniciou as operações no dia 15 de Agosto, com a linha ligando a Praça General Osório à Praça Mauá, passando pelas principais atrações turísticas do eixo, como o Pão de Açúcar, o Castelinho do Flamengo, o Palácio Tiradentes e os Arcos da Lapa.

Capturar 4.JPG

Itinerário do Sightseeing Rio, que passa pelos principais pontos turísticos do eixo Centro x Zona Sul. Foto: Google Maps

São 4 veículos em operação no serviço, sendo 3 frescões e 1 ônibus double-decker panorâmico.

O DD, modelo Viale DD Sunny, equipado com o chassi Mercedes Benz O-500U de 245cv., pertence à Expresso Recreio (que também colocou um frescão). O carro, fabricado em 2011, estava circulando no City-tour da cidade de Cabo Frio até o início deste ano.

sightseeing-rio-006

O outro veículo da Expresso Recreio é um New Road 340, fabricado pela Neobus, com o chassi Mercedes Benz OF-1721 equipado com suspensão com ar. O ônibus prefixo D12120, que iniciou suas operações em 2015, estava circulando nas linhas de Santa Cruz até ser repassado ao serviço turístico.

sightseeing-rio-001

sightseeing-rio-002

A Premium Auto Ônibus, agora com participação da Expresso Recreio, também destinou um dos novos New Road 340, adquiridos neste ano, para o serviço. Com o chassi Volkswagen 17.230 OD, o frescão (prefixo C41896) conta também com espaço interno para colocação de bagagens

sightseeing-rio-003

O quarto ônibus do Sightseeing pertence à Viação Normandy. Com a carroceria Marcopolo Audace, equipado com o chassi Mercedes Benz OF-1721, o ônibus (prefixo C12522), fabricado em 2013, estava em circulação entre a linha 2345 (Valqueire/Castelo) e o fretamento da Ordem dos Advogados do Brasil, no Centro do Rio.

sightseeing-rio-005

A passagem custa R$ 80, com direito à múltiplos reembarques ao longo do itinerário. Até segunda ordem, a passagem só poderá ser adquirida nos próprios ônibus, podendo ser pago com cartões de crédito e débito, além de dinheiro. Crianças de até 7 anos não pagam. Há a previsão de expansão da rede Sightseeing Rio, com linhas ligando os principais pontos turísticos da cidade. Em breve haverá um aumento da frota da “ST01”, com a chegada de mais dois DD’s.

Na próxima semana, o legado do BRT TransOlímpica.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Expresso Recreio, Premium Auto Ônibus, Sightseeing Rio, Uncategorized, Viação Normandy. ligação permanente.

Uma resposta a Legados Olímpicos da Mobilidade: o Sightseeing Rio

  1. Passagem a oitenta reais É UM ABSURDO! Para ir e voltar da General Osório até a praça Mauá de frescão de linha regular municipal NÃO SE GASTA NEM METADE DISSO! Mas, como botaram o rótulo de “turístico”, as empresas aproveitaram para meter a mão. Como o Rio quer driblar a crise, se uma passagem em um ônibus turístico que roda uma distância relativamente curta custa uma quantia que muita gente NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s