Braso Lisboa realiza alterações em 4 linhas

As mudanças atingem as linhas 472, SV472, 473 e 474, esta última com a criação de um serviço Expresso.

Hoje foi o primeiro dia útil das mudanças que a Braso Lisboa, do Consórcio Intersul, realizou em 4 linhas operadas pela empresa, que beneficiarão quase 1.000.000 de passageiros por mês de 4 linhas: 472 (Triagem x Leme via Túnel Velho), SV472 (Triagem x Leme via Rio Sul), 473 (São Januário x Siqueira Campos) e 474 (Jacaré x Copacabana)

  • Linha 472 (Triagem x Leme via Real Grandeza)
1-20161121_122344.jpg

‘Nova’ linha 471, que substitui a linha 472 via Túnel Velho.

A linha 472 (Triagem x Leme via Túnel Velho), modificada por conta da racionalização feita nas linhas da Zona Sul foi encurtada no Metrô Siqueira Campos, em Copacabana, e passou a circular com a denominação: 471 – Triagem x Siqueira Campos (via Túnel Velho – Circular), fazendo ponto regulador no Terminal Siqueira Campos, próximo ao Metrô.

  • SV472 (Triagem x Leme via Rio Sul)

1-P1290763.jpg

Quando a Prefeitura modificou a linha 472 para o Túnel Velho, os moradores do Leme protestaram contra a mudança, alegando que o tempo de viagem aumentou consideravelmente. Para tentar contornar a situação, em Setembro, a Secretaria Municipal de Transportes recriou o itinerário via Rio Sul para agilizar a ligação Leme x Centro. E neste pacote de mudanças, o SV472 perdeu a sigla SV e passa a circular como era antes: 472 – Triagem x Leme (via Rio Sul), com ponto final na Praça Almirante Júlio de Noronha. Cabe lembrar que a 472 é operada em conjunto com a Real Auto Ônibus.

  • 473 (São Januário x Siqueira Campos – via Túnel Rebouças)

1-Untitled-1.jpg

Outra linha que tinha sido alterada durante a racionalização feita nas linhas da Zona Sul, a 473 voltou a circular até o final da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, com a denominação anterior voltando a vigorar: 473 – São Januário x Lido (via Túnel Rebouças). Só que desta vez, a linha permaneceu com a característica de linha circular, fazendo ponto regulador na Rua Ministro Viveiros de Castro.

  • 474 (Jacaré x Copacabana)

1-P1290777.jpg

A alteração mais importante do pacote de alterações promovida pela Braso Lisboa. A linha 474 (Jacaré x Copacabana) ganhou um serviço variante, com 10 ônibus de ar-condicionado passando pelo Túnel Marcelo Alencar e Aterro do Flamengo. O itinerário expresso promete reduzir o tempo de viagem entre os pontos em cerca de 20 à 30 minutos. Veja o itinerário, com mapa à seguir:

IDA VOLTA
Largo Do Jacaré Avenida Nossa Senhora De Copacabana
Rua Álvaro Seixas Avenida Princesa Isabel
Rua Baronesa Do Engenho Novo Túnel Engenheiro Marques Porto
Rua Maximiliano De Figueiredo Avenida Venceslau Brás
Rua Dois De Maio Avenida Pasteur
Rua Lino Teixeira Avenida Nossa Senhora De Copacabana
Rua Carlos Costa Avenida Princesa Isabel
Rua Magalhães Castro Túnel Engenheiro Marques Porto
Rua Francisco Bernardino Avenida Venceslau Brás
Rua Clara De Barros Avenida Repórter Nestor Moreira
Rua Ana Neri Avenida das Nações Unidas
Rua Licínio Cardoso Aterro do Flamengo
Rua Major Suckow Avenida General Justo
Rua Prefeito Olímpio De Melo Túnel Marcelo Alencar
Viaduto Ana Neri Via Expressa Rodrigues Alves (pista Expressa)
Praça Natividade Saldanha Avenida Rio de Janeiro
Rua Prefeito Olímpio De Melo Avenida Brasil
Avenida Brasil Viaduto Ataulfo Alves
Via Expressa Rodrigues Alves (pista Expressa) Rua Boituva
Túnel Marcelo Alencar Rua Couto de Magalhães
Avenida General Justo Avenida Dom Helder Câmara
Aterro do Flamengo Largo Do Benfica
Avenida das Nações Unidas Rua Francisco Manuel
Túnel do Pasmado Rua Professora Ester De Melo
Avenida Lauro Sodré Viaduto Ana Neri
Avenida Princesa Isabel Rua Major Suckow
Túnel Engenheiro Marques Porto Rua Doutor Garnier
Avenida Princesa Isabel Rua Conde De Porto Alegre
Rua Barata Ribeiro Rua General Belford
Túnel Prefeito Sa Freire Alvim Rua Ana Neri
Rua Raul Pompeia Rua General Belford
Rua Francisco Otaviano Rua Ana Neri
Avenida Nossa Senhora De Copacabana Rua Magalhaes Castro
Rua Lino Teixeira
Largo Do Jacaré
Rua Álvaro Seixas

A criação do serviço expresso da 474 beneficiará principalmente aos moradores da Barreira do Vasco, que não contavam com uma ligação direta para a Zona Sul. Não se sabe se haverá novas alterações por parte da empresa.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Consórcio Intersul, Emp. Transp. Braso Lisboa. ligação permanente.

3 respostas a Braso Lisboa realiza alterações em 4 linhas

  1. Anderson Carlos Ferreira diz:

    Será que a 445 morre nessa jogada da 474?
    A Real deve ficar só na 471. Desde que criaram a SV472 não vi carros da Real nela.

  2. Valeria Fernandes diz:

    Alem De Mudarem As Rotas ,Que Na Prática Nao FaciliTou Em Nada A Vida DoTrabalhador,O Que Os Senhores DeveRiam Fazer E Fiscalizar A Baderna,os Assaltos Que Os Pivetes Fazem oestas LinhaS Impedindo Que Nós Passageiros que pagam A Passagem De Viajar PertencesTranquilamente E Não Com Medo De Vermos Nossos pertences Serem Roubados!Motoristas Mal Educados,QuE Ao Meu ver So Facilita A Açao Destes Ladrões!!O
    Vcs estaraO Em Breve Sendo acionados Na Justiça ,Por Mim Que Tive O Meu Pé PresO Na POrta Por Causa Desta Açao Dos PiveteS ,O Motorista Pra Eles Abre A Porta Espera Q Eles Roubem E Voltem Para Dentro Dos ônibus, E o Passageiro,Não POde Descer No Ponto Com Calma!!Essa Linha E Uma Vergonha!!

  3. A principal mudança na minha visão, seria com relação à segurança de usuários e funcionários de certas linhas. A 474 é famosa pelas “aventuras radicais” de se viajar nela no verão carioca. Carros com ar-condicionado? OMG, dá até pena de ver isso, pois o vandalismo que impera no Rio contra o transporte (no geral – O consórcio BRT que o diga!) não poupa nada e nem ninguém. Isso que só estamos falando em transporte, pessoal. Acho que seria preciso uma enorme mudança social e educacional. Só assim, talvez, as coisas poderiam ser amenizadas, e a tecnologia, conforto e praticidade, símbolos de uma implantação de carros novos, mobiliários de pontos, estações e etc, poderiam ser notados pela população de bem, os usuários trabalhadores, idosos que tanto necessitam de um bom sistema de locomoção urbana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s