Detro decreta caducidade nas linhas da Cruzeiro do Sul e intervém totalmente na Expresso Mangaratiba

Enquanto a intervenção na Expresso começa na terça, a intervenção na Expresso começa no próximo sábado.

Passageiros de 19 linhas da Baixada Fluminense sentirão mudanças significativas nesta semana. Em duas portarias publicadas no Diário Oficial do Estado na última quinta (30/03) e sexta-feira (31/03), o Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (DETRO) interviu nas linhas da Expresso Cruzeiro do Sul (RJ 103) e Expresso Mangaratiba (RJ 137). Serão convocadas 5 empresas para operar as linhas das duas empresas. Confira como ficará a situação de cada uma das duas empresas intervidas:

CRUZEIRO DO SUL

1-P1270958
A Cruzeiro do Sul perdeu a concessão de suas linhas, consequentemente, encerrará as atividades nesta segunda-feira.

Em uma primeira portaria publicada na quinta-feira, dia 30/03, o DETRO decretou a caducidade do contrato de concessão da Cruzeiro do Sul em relação às linhas 410T (São João de Meriti x Barra da Tijuca) e 420T (Nilópolis x Barra da Tijuca via Mesquita), licitadas em 2008, visando garantir o pleno atendimento aos usuários das linhas operadas pela empresa, considerando a regularidade, qualidade, continuidade e segurança do serviço. A decisão foi motivada pelo grande número de reclamações registradas na Ouvidoria do Detro e pelo não cumprimento das cláusulas contratuais. Apesar do prazo dado pela autarquia, a empresa não regularizou suas pendências em relação à prestação do serviço, em especial descumprimento de horários, mau estado de conservação da frota e falta de ônibus, além de não comprovar regularidade trabalhista, fiscal e previdenciária. Com a consequente caducidade do contrato, a empresa está ‘tecnicamente’ extinta.

Diante disto, foi convocado para assumir as linhas, em caráter emergencial, a Transportes Flores na 410T e a Nilopolitana na 420T. A Transportes Flores irá escalar 10 ônibus, enquanto que a Nilopolitana escalará 13 ônibus, onde o mínimo que havia sido determinado pelo Detro era de 8 ônibus em cada uma das duas linhas.

A operação emergencial começa a valer a partir desta terça-feira (04/04)

EXPRESSO MANGARATIBA

1-P1130803

Aguardada por todos os usuários, o DETRO publicou na sexta, dia 31/03, a tão esperada intervenção total nas linhas da Expresso Mangaratiba. Após perder 5 linhas numa primeira intervenção, ocorrida em Janeiro, agora a empresa sediada em Duque de Caxias perde todas as outras 17 linhas que ainda operava, na ligação entre os municípios da Baixada com a Costa Verde (Itaguaí e Mangaratiba). A empresa já vinha sendo alvo de diversas operações do Ministério Público, Procon e de prefeituras locais (como a de Mangaratiba).

Além da falta visível de manutenção de seus ônibus, seus funcionários reclamam do atraso nos salários e de outros benefícios. Com o grande número de reclamações recebidas pela ouvidoria, referentes aos serviços prestados pela empresa, o Detro constatou que a empresa não possui frota em condições de atender adequadamente à população, além de não ter demonstrado regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária. A intervenção tem validade de 365 dias. Durante este prazo, se a Expresso Mangaratiba regularizar sua situação, a decisão poderá ser reavaliada.

Suas 17 linhas serão operadas pelas empresas Expresso Recreio (RJ 230), Expresso Real Rio (RJ 133) e Auto Viação Reginas (RJ 110), conforme mostra a tabela abaixo.

Capturar

As mudanças ocorrerão a partir do próximo sábado, dia 08/04.

2 thoughts on “Detro decreta caducidade nas linhas da Cruzeiro do Sul e intervém totalmente na Expresso Mangaratiba

  1. Carlos 05/04/2017 / 23:31

    Intervir pra por pouco carro é melhor não intervir

  2. alice fernandes 21/09/2017 / 18:22

    Cruzeiro do Sul lixo de empresa e pessimamente administrada

Deixe um comentário